Archive for dezembro, 2016

Federação tem sua prenda campeã no laço

foto: Marcus Tatsch/Imagens Gaúchas

A laçadora cachoeirense Leidy Festinalli venceu neste final de semana o Campeonato Gaúcho de Laço em Triunfo, durante evento no parque Camboatá. Leidy disputou o título com outras 60 prendas em dois dias de provas. No sábado ela venceu e levou para casa um reboque para cavalos e mais R$ 3 mil. Na disputa deste domingo ela venceu e ganhou como prêmio R$ 5mil. A disputa foi promovida pela Federação Gaúcha de Laço. Os bons resultados da cachoeirense não param por aí, no último final de semana, em Viamão, ela também venceu a disputa entre as prendas e levou uma moto zero.

Imagens Gaúchas agora é documento histórico

O Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul recebeu da revista Imagens Gaúchas uma coleção completa da publicação. Foram destinados ao órgão os 20 exemplares já publicados. Segundo a historiadora Mirian Ritzel, os exemplares serão catalogados e ficarão à disposição do público para pesquisa. Para o editor da Revista Imagens Gaúchas, Marcus Tatsch, a inclusão da publicação no arquivo histórico é de suma importância para o tradicionalismo, a cultura do cavalo crioulo e das festas campeiras. “Agora a revista passa a ser um documento histórico e no futuro poderá servir de base para pesquisas, pois mostra a essência do Rio Grande do Sul”, disse Tatsch.

Imagens Gaúchas em Paris

foto: César Braga Oliveira

O fotógrafo paranaense César Braga Oliveira, não se esqueceu de levar seu exemplar da revista Imagens Gaúchas para a cidade luz, Paris, durante uma expedição fotográfica pela França em 2016. Oliveira registou-se com a revista em frente ao museu do Louvre, um dos maiores e mais famosos museus do mundo e também com a catedral de Notre-Dame ao fundo. A catedral, que iniciou a ser construída em 1163, testemunhou dezenas de acontecimentos históricos nestes mais de 800 anos. Ela também serviu de inspiração para o romance “O Corcunda de Notre-Dame”, de Victor Hugo, de 1831. “É muito importante a divulgação da cultura gaúcha e brasileira para o restante do mundo e também do cavalo crioulo, uma raça importantíssima para nós”, destacou o fotógrafo especializado em fotografia de cavalos.