Mato Grosso atinge crescimento de 8,8% no Cavalo Crioulo

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

Em expansão em todo o Brasil, o Cavalo Crioulo vem tendo grande destaque no Centro Oeste do país. No Mato Grosso, conforme dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o crescimento de manada em 2016 foi de 8,8%, chegando a 742 exemplares registrados no Estado. Percentualmente, a alta é maior que a anunciada em todo o Brasil, que foi de 4,35%, e na própria região Centro Oeste, de 7,27%.
De acordo com o presidente do Núcleo Matogrossense de Criadores de Cavalos Crioulos, Luiz Fernando Guerreiro, a expansão do Cavalo Crioulo no Estado tem sido espetacular, superando as expectativas. Observa o aumento no número de criadores e também de usuários da raça na região. “O grande plantel está na mão do usuário do Cavalo, principalmente nas provas de Laço Comprido. O pessoal da pecuária tem buscado também a raça, para o uso na lida de campo, onde comentam sempre sobre a resistência do animal. Porém o que chamou a atenção no ultimo ano, foi o aumento do numero de pessoas querendo criar o cavalo, e não apenas usá-lo”, destaca.
De 13 a 15 de julho, no município de Campo Verde, a raça será destaque durante Exposição Passaporte para a Morfologia, que ocorrerá no final de agosto na Expointer, em Esteio (RS). O Parque de Exposição Marco Antônio da Rocha será palco da quarta edição do evento. Segundo Guerreiro, a expectativa é mais uma vez a qualidade dar o tom do evento. “Para esse ano, esperamos melhorar ainda mais a qualidade dos animais expostos e também uma participação maior de criadores de outros Estados. Temos vários criadores ligando para solicitar informações do evento, onde acreditamos que podemos chegar aos 60 animais tranquilamente”, afirma.
O julgamento ficará a cargo de Francisco Silveira. Organizado pela ABCCC, o circuito da Morfologia 2017 conta com os patrocínios de Supra, Vetnil e Banrisul, além do apoio da Laurentia.
Confira a programação
13 de julho (Quinta-feira)
8h – Admissão dos Animais
14 de julho (Sexta-feira)
8h – Morfologia Incentivo
9h – Morfologia Machos
14h – Morfologia Fêmeas
15 de julho de 2017 (Sábado)
9h – Final com Grandes Campeonatos
12h – Almoço e Entrega de Prêmios
14h – Palestra Técnica
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Leave a Comment

*